TEMA: Espaço e Forma – Manejo na Educação Ambiental
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o
tema transversal, Educação Ambiental, esta atividade proporcionará aos
educandos a oportunidade de trabalhar com espaço e forma da matemática, com a
navegação e pesquisa na internet, juntamente com as questões ambientais
e produção de texto.
OBJETIVO
GERAL: Identificar e
diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos, através de
hipertextos e internet; produzir a própria tirinha, criando personagens que
falem sobre a preservação
do Meio Ambiente; desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo
interpretar a realidade apresentada.
Ensinar
aos adolescentes a fazer o uso adequado das ferramentas digitais tornando os
competentes na comunicação coletiva.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Língua
Portuguesa, Matemática e Meio Ambiente.
PÚBLICO
ALVO: Alunos do ensino
fundamental.
METODOLOGIA: Trabalhos em grupo, aprendizagem colaborativa através de
WebQuest. Professor(a)
deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as
histórias em quadrinhos.
Apresentar
aos alunos uma história em quadrinhos, através de revistinha:
Em seguida, encaminhar os alunos para
o laboratório de informática, orientando-os a acessar os sites do assunto em
questão: meio ambiente,
quadrinhos
e tiras.
Ao final da apresentação da história
em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber
as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas
depois com a ajuda do(a) professor (a) eles passam a perceber: relação ao
tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais
longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam. Depois da
análise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha
pessoal. Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema:
sugerindo como tema o meio
ambiente e os
cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: é uma história
curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um
ou dois personagens. Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira”
de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.
O(a) professor(a) deverá
estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é
preciso utilizar algumas formas
geométricas como o quadrado e o
retângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características
contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi o sentimento de produzir
sua própria tirinha. A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde
que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do
mundo, porque esta é a proposta da tirinha de jornal.
RECURSOS:
sites, internet,
apresentações, softwares, revistas em quadrinhos, tirinhas de jornal, recortes
de figuras geométricas.
HELANELEITE. Planejando uma atividade com Hipertexto ou Internet. Disponível em: < https://sites.google.com/site/helaneleite/miniblog_anuncios/postagemsemtitulo-1>. Acesso em : 11 mar. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário